boo-box

ICS relacionada à cateter vascular: refletindo sobre o melhor curativo


A infecção de corrente sanguínea (ICS) é a terceira infecção mais prevalente em Terapia Intensiva, aumentando o tempo de permanência em média 14 dias e com uma mortalidade atribuída de 27%.
Dentre as ICS, 90% estão relacionadas à cateteres vasculares e por isso, sendo a equipe de Enfermagem responsável pela manipulação destes, o conhecimento dos fatores de risco e da fisiopatogenia das ICS é de extrema importância.

Os fatores de risco são:

  • Idade e gravidade da doença de base;
  • Cateterização vascular eletiva e/ ou urgência;
  • Tipo de acesso: periférico e / ou central;
  • Técnica de inserção;
  • Sítio de inserção;
  • Número de lúmens;
  • Tempo de permanência do catéter;
  • Tipo de soluções infundidas;
  • Manipulação.

Fisiopatogenia:

Enfatizaremos os cuidados de Enfermagem na Manutenção do Cateter, pois 60% das infecções relacionadas ao cateter possuem como etiologia as bactérias da microbiota da pele.

Curativo do Sítio de Inserção do Cateter

  • Antissepsia do sítio de inserção com clorexidine alcoólico ou álcool 70% (categoria IA) ou PVP-I (categoria IB)
  • Não utilizar antibiótico tópico (IA)
  • Trocar Curativo sempre que úmido ou com sujidades

Curativo Transparente ou Curativo com Gaze ???

  • Qual a vantagem de um sobre o outro?
  • Há alguma diferença em termos de infecção?

É notória a vantagem do curativo transparente sobre o de Gaze em relação à visualização; o primeiro fixa melhor o cateter, permite inspeção visual contínua do sítio de inserção e possibilita que o paciente faça sua higiene sem saturar o curativo, permitindo sua troca com menor freqüência que os curativos tradicionais, economizando tempo de enfermagem.

Mas... e o custo-benefício?

Além do já citado menor tempo de enfermagem devido à menor frequência de troca do curativo com filme transparente, a longo prazo seu custo mostra-se reduzido quando comparado ao curativo tradicional com gaze. O curativo feito com gaze deve ser trocado a cada 24h, SE seco e sem sujidades, ao contrário do curativo com filme transparente que pode ser trocado em até 7 dias, porém alguns autores indicam sua troca a cada 4-5 dias ou 2 vezes por semana.

Um curativo transparente com dimensões de 6x8 cm custa em média 5 reais e o de 10x12 aproximadamente 12 reais. Vale ressaltar que ao utilizar o curativo transparente, não é indicado a antissepsia da pele com PVP-I, por prejudicar a visualização dos sinais flogísticos.

E sobre a Infecção? Há diferenças??

O Center for Disease Control and Prevention (CDC) publicou em 2002 o Guideline for Prevention of Intravascular Catheter-Related Infections, destacando que embora os curativos com gaze apresentem maior índice de colonização, não foi comprovada diferença na incidência de flebites , podendo ampliar o tempo de uso do cateter sem aumentar o risco de troboflebite.

Portanto, observa-se que a escolha por uma ou outra cobertura diferencia-se apenas no que se refere às vantagens na visualização do sítio de inserção do cateter e comodidade durante a higienização do paciente, sem diferenças estatisticamente relevantes em relação ao índice de infecção.

Referências:

- Center for Disease Control and Prevention. Guidelines for Prevention of Intravascular Catheter-related infections. Disponível em: http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/rr5110a1.htm

- Infecções relacionadas ao cateter venoso central em terapia intensiva. Disponível em: http://www.hospitaldecaridade.com.br/informativos/coluna/docs/artigodiener.pdf

-Guia para tratamento de infecções relacionadas aos cateteres vasculares. Disponível em: http://www.ccih.med.br/guia-vascular12.html

- Notas sobre o "Guia para Prevenção de Infecção relacionada ao Acesso Vascular" (2.002). Disponível em: http://www.ccih.med.br/guia_vascular-2002.html